Quais as falhas comuns em máquinas de lavar?

falhas comuns na máquina de lavar

As falhas comuns em máquinas de lavar podem variar desde o uso de muito sabão até o desgate das peças. Alguns desses problemas são fáceis de resolver e outros podem exigir a contratação de um serviçõ profissional para diagnosticar e fazer reparos.

No entanto, na maioria dos casos, você deve pelo menos ter uma boa ideia de onde o problema se originou.

Por isso, no post de hoje, listamos os problemas mais comuns em máquinas de lavar para ajudá-lo a resolvê-los e sem complicar muito esta situação. Desde problemas com o ciclo de centrifugação até bloqueios na mangueira de escoamento, falaremos sobre as principais falhas.

10 falhas e problemas mais comuns em máquinas de lavar

1. Zíperes

Zíperes podem causar muitos danos à sua máquina de lavar. Se os zíperes não forem fechados no processo de lavagem, eles podem riscar o interior do tambor da lavadora.

Na verdade, eles são a principal causa de danos às portas de vidro. O mesmo se aplica a roupas com acessórios de metal com bordas afiadas, como sua jaqueta favorita, por exemplo.

Portanto, em sua próxima lavagem, certifique-se de que todos os zíperes estejam fechados antes de ligar a lavadora. E lave as roupas com encaixes de metal afiados à mão.

2. A máquina de lavar não centrifuga

Se a sua roupa chega ao fim de cada ciclo, mas se recusa a centrifugar, pode ser devido a algo tão simples quanto sobrecarregar a máquina, fazendo com que ela fique desequilibrada.

Se estiver cheia de roupas e toalhas pesadas, por exemplo, o peso pode afetar os sensores e desligar a máquina. Reequilibre a carga e tente novamente.

Outros problemas que podem fazer com que essa falha aconteça incluem: a fechadura da porta ou o intertravamento da porta está quebrado; problemas na correia de transmissão; bloqueio de drenagem; motor ou bomba de tração com defeito.

Nesses últimos casos listados, é necessário que você chame uma empresa profissional para inspecionar sua máquina.

3. Não substituir a mangueira

Já imaginou acordar com a casa ou a área de serviço inundada por causa da máquina de lavar? Com o tempo, a mangueira da sua máquina de lavar pode queimar e eventualmente rachar.

Portanto, inspecione regularmente sua lavadora para garantir que a mangueira ainda esteja em boas condições. Além disso, certifique-se de substituir a mangueira a cada três a cinco anos.

4. A máquina de lavar não esvazia

Se a sua máquina de lavar não drenar o excesso de água, é devido a um entupimento ou a uma bomba quebrada. Você pode verificar qual é o mais provável ouvindo a máquina durante um ciclo. Se você pode ouvir a bomba funcionando, mas a água não está drenando, então é um entupimento.

Se você não consegue ouvir a bomba, ela pode estar quebrada e precisar ser substituída ou você pode ter uma falha elétrica. Assim, apenas uma assistência técnica poderá ajudá-lo com isso.

5. Excesso de sabão na máquina de lavar

Você sabia que usar mais sabão do que o necessário não ajuda as roupas a ficarem mais limpas ou com um cheiro mais fresco? Na verdade, pode ser totalmente contraproducente e fazer com que suas roupas pareçam mais sujas.

Também faz com que a lavadora gaste mais energia, já que precisa parar constantemente para quebrar o excesso do produto. Além disso, este processo danifica a bomba e o motor.

Portanto, sempre ajuste a quantidade de detergente em conformidade. Geralmente, a quantidade indicada para cada lavagem é descrita na embalagem do produto.

6. Deixar a roupa molhada na máquina de lavar

Deixar roupas molhadas na máquina de lavar após o término do processo de lavagem é prejudicial às roupas. Roupas molhadas armazenadas dentro do aparelho por um longo período de tempo causarão mofo. Isso causará maus odores dentro da máquina de lavar e até danificará as partes elétricas.

Desse modo, certifique-se de retirar as roupas após o término do ciclo de lavagem e deixar a porta da máquina de lavar aberta para ventilar.

7. A máquina de lavar não liga

Se a sua máquina de lavar não estiver respondendo quando você a ligar, pode haver uma solução simples. Existem várias soluções que vão desde as muito sérias até as mais simples, mas o melhor lugar para começar é com a própria fonte de alimentação.

Fonte de alimentação: a primeira coisa a verificar é se a máquina de lavar está recebendo energia. Se estiver tudo certo nesse passo, veja as outras possíveis causas a seguir.

Motor: ae o motor da lavadora superaquecer, ela será desligada para permitir que esfrie antes que você possa ligá-la novamente. Se isso acontecer uma ou duas vezes, pode não ser um problema, mas se o motor superaquecer com frequência, é essencial descobrir o que realmente está causando isso.

O interruptor da tampa: as máquinas de lavar são projetadas para parar de funcionar quando a tampa está aberta. O interruptor da tampa é uma pequena peça de plástico localizada sob a tampa. Para que o interruptor seja ativado, a tampa deve estar fechada. Verifique se o interruptor está em boas condições e na posição correta.

Botão do timer: alguns modelos exigem que o botão do timer se alinhe exatamente com os gráficos no painel de controle. Se o botão estiver ligeiramente desalinhado, a arruela não funcionará. Para verificar, basta avançar o timer e tentar reiniciar a lavadora novamente.

8. Barulhos estranhos na máquina de lavar

Uma máquina de lavar barulhenta pode indicar que um objeto estranho está em um lugar onde não deveria, ou pode ser um indício de que uma peça precisa ser substituída. Descarte primeiro os problemas mais simples e então, se você não resolver o problema, chame um especialista.

9. Mau cheiro na máquina de lavar

Em suma, os odores podem vir de uma vedação de porta suja ou de um tambor ou gaveta de sabão infestado de mofo.

A primeira coisa a verificar é se o filtro e a mangueira de drenagem não estão entupidos. Nesse caso, retire o filtro (geralmente localizado na parte inferior da máquina); e emova qualquer material ou detritos.

Antes de verificar a mangueira de drenagem, pegue um balde, pois pode haver água remanescente. Após isso, inspecione a mangueira e a curva em U para ver se há algo que possa estar entupindo.

Se tudo estiver limpo, pode ser necessário dar uma boa limpeza na lavadora. Mofo, sujeira acumulada e resto de sabão podem contribuir para os odores.

10. Falta de limpeza

Por fim, não limpar a máquina de lavar também pode ocasionar falhas no uso da sua máquina de lavar. Após um longo período de uso, sua máquina pode lavar suas roupas com menos eficiência do que antes. Uma das causas pode ser que a máquina de lavar tenha armazenado resíduos de sabão e outros minerais em seu interior.

Com efeito, a manutenção regular adequada do seu eletrodoméstico resulta em melhor desempenho e roupas mais limpas. Certifique-se de limpar bem o seu eletrodoméstico, especialmente a borracha da porta e o tambor da máquina de lavar.

Em caso de falhas, sempre busque um serviço especializado que, além de apresentar o melhor orçamento, ofereça um conserto com qualidade, que leve a durabilidade desse equipamento.

A Refrigeração Centro Oeste é uma empresa de qualidade comprovada no ramo de assistência técnica autorizada e venda de peças originais com garantia para lavadoras, que conta com um ótimo serviço e preços que cabem no seu orçamento.

Entre em contato conosco e siga também as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!

icon-credit

Pagamento parcelado no cartão de crédito

icon-ticket

Descontos especiais para pagamento à vista

icon-tires

Equipe especializada e autorizada

icon-medal

Qualidade e satisfação garantidas

004-whatsapp