8 erros mais comuns ao lavar roupa
Lavar a roupa é uma das tarefas mais exigentes da casa. Apesar de termos eletrodomésticos que nos ajudam muito, como máquinas de lavar ou secadoras inteligentes, muitas vezes acontece que nossas roupas não ficam como gostaríamos.
Por isso é hora de revisar sua rotina de lavagem, pois é provável que você esteja, sem saber, cometendo alguns erros que estão arruinando o resultado da limpeza de suas roupas. Confira quais são os erros mais comuns na hora de lavar roupas a seguir.
Erros mais comuns na hora de lavar roupa
1. Uso indevido de sabão ao lavar roupas
Se quando tiramos a roupa da máquina de lavar vemos manchas brancas na roupa, pode ser porque usamos muito sabão.
Uma forma de deixar as roupas mais limpas é usar a quantidade certa de sabão e é melhor seguir as instruções da embalagem, seja usando o produto líquido ou em pó.
Da mesma forma, é necessário ter em conta a capacidade da máquina de lavar, a quantidade de roupa a lavar, a dureza da água e o nível de sujidade dos tecidos.
Se não medirmos bem o sabão, o desempenho da máquina de lavar será afetado se não usarmos o suficiente e danificará a roupa se usarmos demais.
2. Sobrecarregar a máquina de lavar
É um dos erros mais frequentes. Saturando a máquina de lavar com a ideia equivocada de que assim economizaremos energia. No entanto, para que as roupas sejam lavadas corretamente, elas têm que ter espaço, pois, se não for assim, o sabão e a água não chegarão a todos os cantos de nossas roupas por igual e as roupas sairão mal lavadas.
Portanto, é melhor não sobrecarregar a máquina de lavar e lavar as roupas dependendo do tipo de tecido.
3. Não usar o programa de lavagem certo
Cada peça de roupa e tipo de nódoa tem o seu próprio programa de lavagem. Na maioria das vezes usamos o mesmo ciclo de lavagem para tudo, mas nem sempre é o mais indicado.
Por isso, é importante se atentar ao tipo de tecido, às instruções de lavagem e dividir as cargas de acordo com as características das roupas. Por exemplo, o algodão tem um programa próprio e outros mais delicados, como o cetim ou a seda, não requerem centrifugação nem amaciador.
4. Temperatura errada
A temperatura da água tem grande influência no resultado da lavagem das roupas. Roupas de lã escura, linho e 100% algodão devem ser lavadas em água fria. Caso contrário, os tecidos podem ser danificados e desbotados.
Pelo contrário, a água quente é indicada para a limpeza de toalhas, utensílios domésticos, roupas muito sujas ou com manchas de gordura. Isso porque as altas temperaturas eliminam ácaros, bactérias e maus odores.
5. Limpeza prévia de manchas
Se uma peça de roupa apresentar manchas amarelas, de umidade (mofo) ou outras é importante tratá-las corretamente. Caso contrário, as manchas podem aderir mais às fibras dos tecidos. É melhor pré-tratar manchas difíceis antes de colocar as roupas na máquina de lavar.
Se lavarmos a roupa à mão, é melhor não esfregar as nódoas complicadas para evitar que a mancha se espalhe e a torne maior. Em seguida, devemos aplicar produtos adequados e enxaguar com um pano umedecido com água.
6. Retirar objetos dos bolsos e fechar zíperes
É sempre necessário verificar os bolsos para retirar moedas, lenços ou outros itens para que não fiquem presos na máquina de lavar, bem como fechar os zíperes para que não agarrem em outras roupas ou desgastem os tecidos.
7. Não limpar a máquina de lavar
Se a lavadora não for limpa, causará entupimentos, maus odores nas roupas, aparecimento de mofo na borracha da lavadora, no tambor e, por fim, mau funcionamento do eletrodoméstico.
Para evitar danos ao eletrodoméstico, é importante fazer uma boa manutenção da máquina de lavar. Veja como fazer isso lendo este outro artigo.
8. Não classificar as roupas por tecido
Sempre ouvimos que roupas coloridas não devem ser misturadas com brancas, e isso é algo muito certo. Outro erro é assumir que as roupas são lavadas apenas pela cor. Realmente não é assim, tem que fazer por tecidos, cores e categorias.
Misturar tecidos fortes com delicados, a longo prazo, provoca o desgaste de roupas delicadas. No entanto, se forem lavadas separadamente, as cores serão mantidas e haverá menos desgaste com o tempo.
Da mesma forma, não se esqueça de lavar as roupas do avesso para proteger a cor das peças e as estampas, bem como evitar o desgaste da parte mais visível da roupa.
Outras dicas para não errar na hora de lavar roupas
Agora que apontamos os erros mais comuns na hora de lavar a roupa, mostramos algumas dicas que podem ser úteis e conseguir uma lavagem perfeita.
- Se as roupas estiverem muito manchadas, use um intensificador de lavagem e adicione removedor de manchas diretamente na roupa;
- O lenço umedecido evita que as roupas desbotem;
- O vinagre no último enxágue é o substituto ideal do amaciante;
- Sacudir as roupas antes de pendurá-las reduzirá as rugas e amassos;
- Ao colocar roupas de cama e cortinas na máquina de lavar, enrole-as para que não fiquem amassadas.
O que fazer em caso de falhas na máquina de lavar?
Em caso de falhas, sempre busque um serviço especializado que, além de apresentar o melhor orçamento, ofereça um conserto com qualidade, que leve a durabilidade desse equipamento.
A Refrigeração Centro Oeste é uma empresa de qualidade comprovada no ramo de assistência técnica autorizada e venda de peças originais com garantia para lavadoras, que conta com um ótimo serviço e preços que cabem no seu orçamento.
Entre em contato conosco e siga também as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades!