agosto 24, 2017

Erros comuns na instalação de condicionadores de ar (e como evitá-los)

Está interessado em comprar um condicionador de ar? Comprou e não sabe com quem fazer a instalação? Então dá uma olhada nessas dicas.

Os condicionadores de ar se tornaram essenciais na vida dos brasileiros, seja para refrescar nos dias de calor ou esquentar nos dias frios.

Segundo dados da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), atualmente estima-se que 13% das residências no país possuem condicionadores de ar e a região Centro Oeste é responsável por uma fatia considerável desse mercado: 21%.

Ainda de acordo com a ABRAVA, na hora de comprar o equipamento o mais importante para o consumidor é o preço (33%) e a qualidade (20%). Mas como saber se o equipamento adquirido tem um bom custo-benefício? Muitas dúvidas surgem nessa hora.

Aparelho Split ou de janela? De quantos BTUs eu preciso? Qual é o melhor modelo pra mim? Com ou sem Tecnologia Inverter? Quem chamar na hora de instalar? É só instalar e pronto? E depois? Pois é, rs.

O ideal é chamar um técnico antes mesmo de realizar a compra do aparelho, assim você evita maiores desgastes e prejuízos, tem mais chances de escolher o equipamento ideal para o seu lar e de quebra ainda fica por dentro de como aumentar a durabilidade e eficiência do seu aparelho. Veja alguns erros comuns na hora de comprar e instalar o condicionador de ar:

1. Não saber a capacidade ideal do condicionador de ar

Para saber a capacidade ideal do condicionador de ar, que é medida em BTU (British Termic Units), leve em consideração fatores como: quantidade de pessoas e equipamentos que ocupam aquele espaço e relação do ambiente com a exposição do sol, se recebe o sol da manhã, da tarde ou o dia todo, por exemplo.

Outra dica: O ideal é que o condicionador de ar fique em uma área sombreada e bem arejada. Isso porque, do contrário, o calor pode acabar esquentando o aparelho, o que pode aumentar o consumo de energia e diminuir o rendimento do condicionador de ar.

2. Escolher local inapropriado

Para que o condicionador de ar funcione corretamente é fundamental escolher um ambiente adequado para a instalação ou, quando necessário, fazer a adequação do local. Na hora de comprar já vai vendo questões como a exposição climática e a distância entre as unidades.

Vale lembrar que a tubulação não pode ter um comprimento menor do que o especificado pelo fabricante, caso contrário isso pode prejudicar manutenções futuras e o rendimento do condicionador do ar. Outra questão essencial é que não deve haver obstáculos que afetem a saída de ar do objeto.

3. Não checar a rede elétrica antes da compra

A depender do modelo de condicionador de ar será necessário que sua casa possua uma voltagem de 220 ou de 380 volts. A fim de não comprometer o rendimento do aparelho ou mesmo que este seja danificado o ideal é chamar um profissional, como um eletricista, para verificar se a rede elétrica está de acordo com as especificações do produto.

4. Não fazer a higienização periodicamente

A cada 15 dias você mesmo pode fazer a limpeza dos filtros. No entanto, atenção, o ideal é que, a cada oito meses ou pelo menos uma vez por ano, você chame um técnico para fazer a higienização do seu aparelho, assim ele fará uma revisão para verificar se tudo está funcionando direitinho e fará também a limpeza das peças mais complexas.

Um filtro sujo prejudica, por exemplo, a qualidade da ventilação, pode afetar a eficiência do equipamento além de causar um aumento de até 15% no consumo de energia. Ou seja, a higienização periódica reduz o consumo de energia e contribui para a qualidade do ar.

E agora? Pronto para comprar seu aparelho? Vale lembrar que somente um técnico capacitado tem condições de fazer a instalação do seu condicionador de ar, pois ele possui o conhecimento técnico e as ferramentas necessárias para fazer a instalação correta e evitar transtornos futuros.

Ligue para nós e agende a sua instalação ou higienização: (62) 3291-9028. Prestamos o serviço de acordo com o manual do fabricante e instalamos todas as marcas.

Assessoria de Comunicação da Refrigeração Centro Oeste

Flaviana Alves
flaviana@refrigeracaocentrooeste.com.br
(62) 3291-9357

Relacionados

Instalação e manutenção de ar-condicionado:  Dicas e cuidados no uso

Instalação e manutenção de ar-condicionado: Dicas e cuidados no uso

Saiba também quais são os modelos mais atendidos em Goiás e região e confira a nossa promoção do mês

Há mais de 20 anos no mercado, a Refrigeração[...]

Algum problema?

Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas

Peças

62 3291-9933

Serviços

62 3291-9028

Peças Aparecida de Goiânia:

623981-0202

E-mail

Envie suas dúvidas ou sugestões pelo formulário ao lado.


assistencia@refrigeracaocentrooeste.com.br